fbpx
5 dicas de marketing do Instagram para otimizar o engajamento

5 dicas de marketing do Instagram para otimizar o engajamento

O Instagram é, sem dúvida, uma das redes sociais mais populares do mundo; e mais ainda, é uma das melhores e mais eficazes plataformas de marketing.
Além de possuir mais de um bilhão de usuários ativos por mês (dos quais 500 milhões estão ativos todos os dias!), Os usuários costumam procurar produtos e interagir com marcas diretamente na plataforma, muito mais do que em outros sites populares.
De fato, o Instagram afirma que 90% de seus usuários seguem pelo menos uma conta comercial no Instagram.
Sem mencionar, o Instagram é uma das poucas redes sociais em que compras – e promoção / venda de seus produtos – não são apenas comuns, mas também incentivadas.
Portanto, à medida que mais pessoas usam o Instagram para encontrar novos produtos e serviços, esta é a oportunidade perfeita para as marcas estabelecerem uma forte presença no Instagram e aumentarem suas vendas sociais no processo.
Neste post, descubra as 5 principais dicas de marketing do Instagram para impulsionar sua estratégia; você descobrirá:
Quando e como postar no Instagram?
O que publicar para o máximo envolvimento?
Como aproveitar vídeos no Instagram?
Como continuar melhorando e otimizando sua estratégia?
Quando e como postar no Instagram?
Ser ativo é essencial para gerar seguidores e engajamento, mas quando é o melhor momento para postar no Instagram?

Estudos dizem que agendar 1 ou 2 postagens diárias são suficientes para o Instagram. Parece que os melhores horários de engajamento nessa plataforma são nos dias úteis, mais exatamente às terças e quintas-feiras.

Alguns especialistas falam que o tempo médio online gasto por dia por um usuário do Instagram é de 53 minutos e o melhor horário de postagem é entre 9h e 11h.
Dito isto, dependendo de onde seu público está localizado – e de quem o forma – os melhores horários para postar diferem consideravelmente. Embora os estudos a seguir sejam ótimos, a verdade é que você precisa criar uma programação de postagem personalizada com base nos consumidores que você deseja atingir.
Aqui estão algumas dicas úteis para ajudá-lo a fazer isso:
Use uma ferramenta (ou consulte os profissionais da DIAGONAL para lhe auxiliar) para calcular os melhores horários para postar com base no seu perfil do Instagram.
Verifique as informações oferecidas pelo Instagram Insights em sua conta comercial e analise as horas do dia em que seus usuários estão ativos e os fusos horários que você deve ter em mente.
Experimente algumas postagens experimentais e veja como elas estão se saindo nas análises do Instagram, dependendo da hora em que foram postadas.
Cada postagem no Instagram tem um limite de 2.200 caracteres. Para obter as melhores oportunidades de engajamento, esses são os comprimentos ideais que você deve ter em mente:
Legendas – de 138 a 150 caracteres
Legendas de anúncios – 125 caracteres
Hashtags – incluem entre 5 e 10 hashtags
Caracteres hashtag – use um número máximo de 24 caracteres
O que publicar para o máximo envolvimento?
Para obter bons resultados de engajamento no Instagram , você precisa fornecer conteúdo forte e exclusivo, com base nas necessidades do seu público.
Um dos recursos mais recentes dessa plataforma de mídia social é a capacidade de salvar postagens. Se você fornecer informações interessantes, os consumidores provavelmente se envolverão e apertarão o botão Salvar.

Um exemplo de uma postagem no estilo de dica que vale a pena manter. É oferece cinco lembretes fortes de mudança de humor para elevar seu espírito, mesmo que você esteja tendo um dia ruim. Esse tipo de postagem na lista numerada pode ser facilmente compartilhado e salvo para leitura posterior.

Se você deseja conteúdo que vale a pena salvar, pense primeiro no seu público. O que eles gostariam de ler ou ver, infográficos, listas de verificação ou vídeos? Que tipo de conteúdo eles mais gostaram no passado?
Faça alguma pesquisa antes de iniciar o processo de criação para não perder tempo fornecendo conhecimento ilegível ou indesejável.
Com base nessas respostas, você pode começar a criar conteúdo útil para envolvê-lo com sua marca.
Se divirta
A mídia social não se resume a negócios e vendas. As plataformas de mídia social foram criadas para oferecer às pessoas um lugar para postar, comentar e se comunicar. As empresas podem aproveitá-las para encontrar novos clientes e criar reconhecimento da marca, mas se você está vendendo constantemente, é provável que afaste seu público, pois muitas pessoas usam as mídias sociais para relaxar e rir – portanto, sua estratégia de postagem deve refletir isso.
Para alcançar melhores resultados de engajamento no Instagram e criar melhores relacionamentos com seus seguidores, você também deve tentar atrair o lado divertido deles. Mesmo se você é uma empresa, isso não significa que todas as suas postagens precisam estar relacionadas a negócios.
Você pode tentar apimentar um pouco as coisas e fornecer algo que ponha um sorriso no rosto do seu público. Mostre a eles que você também tem um lado engraçado – e que não é só negócios e vendas.
No entanto, tenha cuidado com o que você postar, pois ele também deve se encaixar no estilo da sua marca.
Como aproveitar vídeos no Instagram
O vídeo se tornou a forma mais popular de conteúdo on-line, em todos os canais – e o Instagram não é diferente.
Longe de ser apenas uma moda passageira, este é um caso de progressão natural de texto e imagem que assumiu os feeds em todo o mundo. E não é apenas no nível pessoal – 87% de todas as empresas agora se apegam ao fato de que o vídeo social é uma excelente ferramenta de marketing, com 83% achando que essa estratégia lhes proporciona um bom ROI .
A primeira etapa no desenvolvimento de sua estratégia de marketing de vídeo para o Instagram é pensar nos diferentes tipos de vídeo que você pode querer usar. Estabeleça claramente exatamente o que você deseja transmitir ao seu público e escolha o estilo certo para se ajustar a esse objetivo. Alguns exemplos são:
Vídeo explicativo : um vídeo explicativo faz exatamente o que está escrito na lata, oferecendo uma introdução à sua marca e o que você faz. Como alternativa, também pode ser um vídeo explicando como fazer algo, algo que é útil para o seu público;
Vídeo do produto : sua oportunidade de ser criativo, um vídeo inteligentemente organizado pode destacar seu produto para qualquer espectador. Você pode seguir a tendência do Instagram de produzir conteúdo inspirador. Se preferir, você pode seguir o exemplo de Oreo . um vídeo de produto peculiar, divertido e gentil ao seu orçamento, deixando uma impressão duradoura para os espectadores. E, embora o som indubitavelmente adicione sua própria dimensão ao conteúdo, ele deliberadamente garante que nada seja perdido para quem assiste com o volume baixo no dispositivo.
Nos bastidores : esta é sua chance não apenas de mostrar sua configuração, mas de adicionar o toque humano tão necessário à sua marca. Leve seu público-alvo em um tour virtual ininterrupto de seu escritório / fábrica / loja e apresente-o à sua força de trabalho onde for relevante, fornecendo uma visão geral de como é um dia na vida da sua empresa. É alegre, divertido e uma ótima maneira de ajudar seus seguidores a se aquecer para você.
Entrevista : Bastante autoexplicativo, o vídeo da entrevista é uma maneira simples e eficaz de dizer às pessoas o que sua empresa faz. Seja uma entrevista com clientes, colegas, especialistas ou todos os itens acima, apenas ouvi-la falar claramente de um ser humano real pode ser uma das maneiras mais eficazes de fazer com que a mensagem continue.
Como continuar melhorando e otimizando sua estratégia
Obter resultados do Instagram – ou quase qualquer plataforma de marketing – não acontecerá da noite para o dia. Não só isso, mas sempre há espaço para melhorias. Quanto mais você usa o Instagram, mais entende seu público, seus gostos e desgostos, os horários em que está on-line, que tipo de conteúdo gosta e assim por diante.
A melhor maneira de conseguir isso é através de muitos testes e experiências – e estudando cuidadosamente seus resultados.
Tópicos diferentes: além de experimentar diferentes tipos de formatos de conteúdo, você também deve experimentar vários tópicos nos seus visuais do Instagram para ver como eles afetam seus resultados. Por exemplo, dê uma olhada no feed do Instagram do Sprout Social – ele apresenta diferentes formatos de conteúdo (vídeos, imagens, etc.), além de todos os tipos de tópicos (da imagem dos bastidores aos vídeos com dicas úteis).
O Instagram do SproutSocial alimenta diferentes formatos de conteúdo usados para dicas de marketing do Instagram
Hashtags: tente usar diferentes hashtags (assim como diferentes números de hashtags) para ver como isso afeta seu alcance e engajamento.
Tempos de postagem: como discutido anteriormente, a melhor maneira de entender quando seu público está mais ativo é experimentar diferentes tempos de postagem para ver quando você obtém o maior envolvimento / alcance
Além das informações da sua conta do Instagram, você pode usar uma ferramenta como o Falcon para publicar e analisar seus dados do Instagram enquanto estiver realizando seus testes.

FONTE: https://www.jeffbullas.com/instagram-marketing-tips/

Comente sobre o assunto...

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: